Agrofest 2019 lota quadra com centenas de agricultores familiares de Limoeiro

Por Adalberto Custódio

Nesta sexta-feira (9) a cidade de Limoeiro de Anadia foi palco da 4ª edição da Agrofest, um evento em alusão ao dia do agricultor, que foi comemorado no último dia 28 de julho. Durante a abertura do evento, realizado na quadra poliesportiva Mestre José Belo, o prefeito Marcelo Rodrigues enalteceu o trabalho do homem do campo, em especial dos agricultores familiares que, segundo ele, representam a força motriz da economia local.

“Mais de 70% dos alimentos que chegam em nossas mesas vêm da agricultura familiar. O trabalho dessas pessoas, que acordam cedo e têm as mãos calejadas, é o mais importante de nossa cadeia produtiva. Em nossa administração o homem da roça tem voz, pois trabalhamos de forma coletiva e ouvindo as pessoas”, frisou Marcelo Rodrigues.

O evento foi além de uma confraternização entre os agricultores, mas também uma oportunidade para a troca de experiências, de serviços e informações.

No local, empresas voltadas ao segmento agrícola expuseram maquinários, insumos e disponibilizaram técnicos para tirarem dúvidas dos agricultores presentes. Representantes de instituições bancárias como Banco do Brasil e Banco do Nordeste também marcaram presença em stands, onde ofertaram linhas de financiamentos aos agricultores.

Um dos standes que mais chamou a atenção foi o do Serviço Integrado de Formação de Mulheres Empreendedoras (Siforme), onde alunas expuseram roupas e peças em artesanato produzidas por elas. De acordo com a presidente do Serviço, Adriana dos Santos, os cursos ministrados no Siforme tem mudado para melhor as vidas de muitas mulheres limoeirenses. “Essas peças aqui expostas são apenas um cartão de visita do que elas têm a capacidade de fazer”, disse.

Ao mostrar um vestido infantil produzido por uma aluna, Adriana fez um comparativo de valores. “Nas lojas esse tipo de vestidinho custa em média R$ 120. Aqui em Limoeiro essa peça é comercializada na faixa de R$ 40”.

O Governo do Estado também esteve presente. O representante da Secretaria de Estado da Agricultura, Hibernon Cavalcante, disse que Limoeiro de Anadia é considerado um município modelo na área da Agricultura. “Aqui a variedade de culturas é grande e posso afirmar que Limoeiro é um dos municípios que mais crescem na produção de grãos em Alagoas. Mas esse trabalho começou lá atrás, há uns dez anos, quando o então secretário Marcelo Rodrigues iniciou um trabalho de valorização do setor e, que hoje dá continuidade na condição de prefeito”, afirmou Hibernon.

Já o secretário municipal de Agricultura, Zezinho Niraldo, afirmou que a gestão continuará incentivando o fortalecimento do setor. “Temos uma terra fértil e pessoas com garra e coragem para trabalhar. Continuaremos trabalhando de forma intensa para incentivar e fortalecer o setor, sempre valorizando o homem do campo”, assegurou.

Diversas autoridades também marcaram presença no Agrofest 2019, entre elas o vice-prefeito Luciano Soares, o presidente da Câmara Municipal, Valmir Filho; demais vereadores, secretários municipais; o prefeito de Igaci, Doutor Oliveiro; o ex-prefeito de Jaramataia, Ricardo Paranhos; o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Limoeiro de Anadia, Zezinho Erotildes, representantes da Unicafes, Cooperal, agricultores, entre outros.

Sorteios de brindes, entre eles três novilhas, também marcaram a 4ª edição do Agrofest, que ainda contou com a animação do cantor Viola Explosão das Vaquejadas e a banda Olha o Xote. Aos participantes foi servido um farto café da manhã, no início, e um churrasco ao final.