Educação: na semana da volta às aulas, rede municipal se reúne em encontro e seminário

Antecedendo a volta às aulas, que acontece nesta quarta-feira, 17, professores e gestores da Educação de Limoeiro de Anadia iniciaram a semana com trabalhos intensos. Durante toda esta terça-feira, 16, cerca de 400 gestores e professores da Educação Infantil ao 9º ano lotaram a quadra da Escola Pedro Ferreira, no Cadoz, para consolidar o entendimento sobre a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), através de um seminário temático. No dia anterior, foi a vez de garantir o planejamento pedagógico da Educação continuada.

O evento desta terça iniciou com abertura de mesa, contando com a participação do prefeito de Limoeiro de Anadia, Marcelo Rodrigues, com a secretária municipal de Educação, Glauciane Veiga, a secretária adjunta Cícera Barbosa, e a Diretora Geral de Ensino Cristiana Martins. A banda escolar Raridade também marcou presença com o talento dos jovens músicos limoeirenses. A mesa redonda contou com as palestras de integrantes da União de Dirigentes Municipais de Educação (Udime), a professora Doutoranda Patrícia Gomes de Siqueira, do professor mestre Mestre Ricardo Almeida Maciel e do professor Mestre José Neilton Nunes Alves.

Durante a solenidade, o prefeito Marcelo Rodrigues celebrou a repercussão positiva da Educação de Limoeiro de Anadia, atribuindo o sucesso à dedicação de todos os agentes envolvidos. “Quando se trata de agradecer e parabenizar nunca é demais. Quero agradecer a cada um de vocês, parabenizar pelo trabalho e pedir para que continuemos assim. O Brasil precisa disso. Alagoas e Limoeiro de Anadia precisam de pessoas como vocês”, afirma.

O evento iniciou com a palestra BNCC: impactos, desafios e viabilidades para a educação. Em seguida, foram abordadas As Competências Gerais da BNCC e a Prática Pedagógica do Professor, e A Escola e a articulação para implementação da BNCC: Repensando a sua organização pedagógica. Durante a tarde, os professores estiveram reunidos também em uma mesa redonda sob a temática O Referencial Curricular de Alagoas: Perspectivas e Desafios na Implementação de um Currículo Transformador na Educação Infantil, Ensino Fundamental e na Gestão Escolar.

Além da preocupação com a BNCC, a Secretaria de Educação também articulou – no dia anterior – um encontro voltado ao Diálogo entre Ensino e Aprendizagem, onde foi apresentado o levantamento do desempenho dos alunos em termos de aprendizagem. De acordo com a diretora de ensino, Cristiana Martins, o levantamento efetuado por toda a rede municipal foi sistematizada pela Secretaria de Educação, que retornou os resultados para os profissionais.

“Durante o encontro, apresentamos essa planilha e, em seguida, iniciamos uma oficina dividindo os profissionais em diversos grupos. Eles confeccionaram, de acordo com os diferentes níveis dos estudantes, atividades que serão desenvolvidas para os alunos avançarem”, relatou.

Para a coordenadora, o fôlego para o trabalho cotidiano de aperfeiçoamento dos profissionais é consolidado pela premiação que o Município recebeu do IDEB. “É o índice de Qualidade de Educação Básica. Não somos avaliados apenas a partir da Prova Brasil, mas todo o fluxo escolar também. Além de descritores, temos formadores por área, que realizam acompanhamentos com professores do quinto e nono ano.  Temos, por exemplo, o programa de Busca Ativa, que preza pela permanência dos alunos na sala de aula. Não preparamos apenas alunos para as provas, mas procuramos essa contínua formação .”, cita.