Lançado o desafio de transformar a Educação de Limoeiro em um exemplo para o Brasil

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O desafio está lançado. Em um bate-papo envolvendo mães, pais, educadoras, gestoras e cuidadoras, o prefeito Marcelo Rodrigues expressou um dos principais objetivos da gestão atualmente: construir o melhor da Educação, em especial da Educação Inclusiva, para o município de Limoeiro de Anadia.

Sem receita pronta, mas com uma série de estudos de caso e buscas por especialistas no assunto, a garantia de suporte da Prefeitura vem ainda acompanhada por um chamado necessário para que todos os atores envolvidos componham uma verdadeira força-tarefa que traga concretude a essa ideia. De acordo com o prefeito, a palavra-chave é União:
“Quando pedi à secretária de educação, Glauciane Veiga, para nos reunirmos neste bate-papo, é porque quis ouvir o que cada um teria a dizer. Não podemos fazer um projeto sem a participação de pais e mães, que sabem o que é preciso para atender melhor às necessidades dos filhos, assim como educadores sabem o que é preciso para seus estudantes. Temos um projeto de Educação Especial, mas precisamos ouvir todos para que possamos atender da melhor maneira os filhos especiais da nossa terra”, relata Marcelo Rodrigues.

Instituído por lei em 2015, o Plano Nacional da Educação (PNE) estabeleceu diretrizes e metas para a política naconal de educação até 2024. A meta 4 diz respeito diretamente à Educação Inclusiva, ao mencionar a universalização do acesso à educação básica e ao atendimento educação especializado para todas as pessoas de 4 a 17 anos, portadoras de deficiências, transtornos globais ou superdotação.

O Brasil tem alcançado a meta da inserção dos jovens nas instituições educacionais, entretanto o que tem se discutido amplamente é a qualidade dessa inserção. Durante o encontro, a Secretaria expôs a série de atividades que têm sido realizadas no município, desde as diversas capacitações e lotações de professores de atenção especial e cuidadores até a busca por uma assistência multidisciplinar para que a Educação seja efetiva.

Ao todo, segundo a apresentação da Secretaria da Educação sobre o Plano Municipal, são atendidos 217 alunos com necessidade especial no ensino regular, 167 no Atendimento Educacional Especial e 12 salas de recursos multifuncionais.

Limoeiro Unida pela Educação Inclusiva: Um Cuidando do Outro

Com o slogan ‘Limoeiro Unida pela Educação Inclusiva, Um Cuidando do Outro’, o prefeito garante a viabilidade de impulsionar ainda mais essas ações a partir de agora. “Eu digo que hoje é um momento muito especial, que esperávamos muito, mas precisávamos desse tempo para ter uma condição maior. Hoje posso dizer que o município está preparado para fazer o investimento necessário. É preciso o querer fazer, a vontade, e a capacitação andando junto. A modernização também nos permite caminhos que facilitam o dia a dia. A Secretaria de Educação está autorizada. Pedi prioridade para que possamos ter essa estrutura com a maior agilidade possível”, assegura.

Na oportunidade, Rodrigues ainda anunciou o estágio avançado de licitação para construção de 10 quadras de esporte. “O quadro técnico de engenharia já analisou e aprovou o projeto. Passa agora pela procuradoria, para que dê o parecer, e vamos fazer as quadras”, adiantou. Segundo Rodrigues, as creches também estão em processo de elaboração, com projetos entregues nos próximos dias para licitação.

“Tenho orgulho muito grande da educação de Limoeiro de Anadia. Aqui cada um é responsável para que dê certo. Às vezes, até dizer o que não está dando certo no seu povoado é com certeza uma forma de contribuir. Nossa administração é democrática. Nosso povo não merece nunca mais cabresto. Posso dizer que é dessa forma que se administra. O prefeito só consegue se tiver o povo junto com ele, ajudando a administrar”.