Prefeitura e Pestalozzi entregam cadeiras de rodas e de banho para pessoas com deficiências

A Prefeitura de Limoeiro de Anadia em parceria com a Associação Pestalozzi de Arapiraca entregou, na manhã desta sexta-feira (19), 33 cadeiras de rodas e 19 cadeiras de banho, que beneficiaram diversas famílias limoeirenses.

A solenidade para a entrega dos equipamentos ocorreu na Praça de Eventos e contou com a presença do prefeito Marcelo Rodrigues, do vice Luciano Soares, da presidente da Pestalozzi Arapiraca, Susemilda Santiago, além de secretários municipais e familiares das pessoas beneficiadas.

Os equipamentos, sendo três deles motorizados, proporcionarão mais qualidade de vida, independência e conforto às pessoas que possuem deficiência física ou dificuldade para locomoção, devido a doenças degenerativas, acidentes, paralisias, entre outras.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Diorgenes Costa, os equipamentos entregues pertencem às pessoas cadastradas em janeiro e que em breve novas cadeiras serão entregues.  “As famílias devem comunicar a necessidade ao agente de saúde de sua comunidade que, em seguida, passará a informação à unidade de saúde, que enviará um fisioterapeuta para analisar o caso. A partir daí é só aguardar que em, no máximo seis meses, o equipamento chegará”, frisou.

Já para a presidente da Pestalozzi, Susemilda Santiago, a entrega das cadeiras representa um gesto de amor a quem mais precisa. “Agradeço a parceria com o prefeito Marcelo Rodrigues. Nós da Pestalozzi acreditamos que cada cadeira entregue representa um pedacinho de amor que damos às famílias”, afirmou.

Os equipamentos entregues são de fundamental importância para a qualidade de vida do paciente, uma vez que ele ganha independência, consegue sair de casa, cumprir afazeres domésticos, além da dignidade de estar com equipamento adequados. As cadeiras são de alumínio, fabricadas sob a medida do paciente e com material de alta qualidade.

De acordo com o prefeito Marcelo Rodrigues, a gestão tem priorizado o cuidado com as pessoas especiais, citando como exemplo a recente inauguração de dois centros de reabilitação. “Hoje, com os centros de reabilitação em pleno funcionamento conseguimos acabar com a demanda reprimida do município. Antes as pessoas tinham que se deslocar até Arapiraca e hoje temos esse serviço bem pertinho de nossas casas”, frisou.

MOCHILAS

Ainda durante a solenidade de entrega das cadeiras, o prefeito Marcelo e o secretário Diorgenes Costa fizeram a entrega de 72 mochilas aos agentes de saúde.

Durante a atual gestão, os profissionais receberam fardamentos, tablets, protetores solares e tudo o que faz parte do kit básico para o desempenho do melhor trabalho.