PSF Bucal na zona rural facilita atendimento a população rural de Limoeiro de Anadia

A Prefeitura de Limoeiro de Anadia, através da Secretaria Municipal de Saúde, tem ampliado o serviço de saúde bucal no município, levando atendimento odontológico aos moradores dos mais diversos povoados da zona rural.

O mais recente PSF Bucal a entrar em funcionamento foi o do Sítio Oiti, onde são atendidos diariamente quinze pacientes, além daqueles que procuram a unidade com alguma emergência. A implantação do PSF Bucal no povoado facilitou o acesso da população aos serviços de extração, restauração e limpeza. Os atendimentos são agendados pelos Agentes Comunitários de Saúde de cada área.

Além do Sítio Oiti, o PSF Bucal contempla os moradores dos sítios, Chã do Miranda e Poço Comprido. Os atendimentos são realizados pela dentista Aline Barbosa, com o auxílio da técnica Luciene Souza. A estrutura do consultório odontológico obedece aos padrões exigidos pelo Ministério da Saúde.

Para a moradora Antônia Costa, o serviço de saúde bucal ser oferecido no povoado só trouxe benefícios para a população. “Hoje não precisamos mais ir até a cidade para tratar dos dentes, pois temos uma ótima dentista aqui no sítio e isso facilita muito. Toda minha família é atendida aqui”, disse.

A jovem Mirela, moradora do Sítio Chã do Miranda, iniciou seu tratamento inicial e agora terá apenas um acompanhamento trimestral da dentista. “Estou muito feliz em concluir meu tratamento aqui na unidade. Antes era mais difícil pra quem mora no sítio ir ao dentista. Tínhamos que ir pra cidade no ônibus escolar, sair cedo de casa e voltar tarde. Agora temos a dentista perto de casa e o atendimento já é agendado”, relatou a jovem.

A secretária de saúde, Alinne Mota, disse que a saúde bucal da população tem sido tratada com a devida atenção no município. “Temos outros PSF’s Bucal em funcionamento e nosso projeto é ampliar esse número para atender ainda mais limoeirenses. O lema da administração, do prefeito Marcelo tem sido Cuidar das Pessoas. Temos cuidado e vamos continuar cuidando”, finalizou a secretária.