Site 7 segundos tenta mais uma vez atingir a administração do prefeito Marcelo Rodrigues com mentiras

A Prefeitura de Limoeiro de Anadia, em respeito à verdade dos fatos e à prática do bom jornalismo, vem a público repudiar veementemente o desserviço à sociedade praticado pelo site “7 segundos” e o programa “Na Mira da Notícia” em sua leviana, maldosa, desonesta e imoral reportagem intitulada “Prefeito e secretário de Limoeiro receberam mais de 170 mil em diárias” com a qual tenta mais uma vez atingir a administração do prefeito Marcelo Rodrigues, que sofre uma perseguição implacável por parte dos seus redatores.

Em sua cruzada leviana e difamatória, o site vem costumeiramente mentindo e invertendo completamente fatos e situações, ferindo os princípios da informação e da livre expressão do pensamento em atendimento ao interesse público.

Trata-se, mais uma vez, de informação mal apurada ou movida por interesses comerciais ou até mesmo inconfessáveis, praticado por um “site” de cunho absolutamente parcial e político, que não zela pelo bom exercício da profissão de informar, que não pode cobrar valores éticos se ele mesmo não se dirige ao público leitor ou ouvinte com credibilidade e isenção.

A reportagem parte de informações parciais geradas por falha técnica no sistema do portal de transparência, que mostrava valores discrepantes entre empenho e pagamento, para sugerir fatos que não correspondem à verdade e assim promover um mau jornalismo, sem compromisso com a ética ou com os leitores.

A reportagem afirma, de forma leviana, que o Prefeito e secretário de Limoeiro receberam mais de 170 mil em diárias. O Portal 7segundos divulgou dados da página “pagamentos” que estava com problemas de ordem técnica a exemplo de R$ 95.169,00 (noventa e cinco mil, cento e sessenta e nove reais) que na verdade, trata-se de uma Folha de Pagamento referente ao mês de janeiro de 2018 da Secretária Municipal de Saúde com diversos servidores, O valor de R$ 16.800,00 (dezesseis mil e oitocentos reais) diz respeito à outra Folha de Pagamento da Secretária Municipal de Educação com 15 servidores relativa ao mês de janeiro. O valor de R$ 5.024,75 (cinco mil, vinte e quatro reais e setenta e cinco centavos) corresponde ao pagamento da Associação dos Produtores Rurais aquisição de gêneros alimentícios para Educação.

O 7 segundos também mentiu ao afirmar que a prefeitura apagou informações do portal da transparência. Após verificar as inconsistências dos dados da página do item “pagamentos”, o suporte técnico imediatamente solucionou o problema corrigindo os registros que estavam com informações distorcidas, as demais páginas não foram afetadas.

O curioso é que ao ser procurada pelo site 7 segundos a assessoria de comunicação da prefeitura de Limoeiro forneceu as informações com os dados corretos ao jornalista, mas, lamentavelmente, o profissional preferiu ignorar a informação e entregar ao público uma informação deturpada. Ao contrário do que foi citado na reportagem, o valor do empenho e o respectivo pagamento para o prefeito foi de R$ 26.550,00, o equivalente ao período de seis meses de 2018. Os empenhos de diárias e os respectivos pagamentos para o secretário Radjalma foram de R$ 850,00.

Os valores divulgados pelo 7 Segundos no montante de R$ 170 mil reais não procede. A administração está disponibilizando na sede desta Prefeitura e também através do seu site, http://www.limoeirodeanadia.al.gov.br, todas as informações na qual prova que os valores divulgados no item “pagamento” pelo Portal 7segundos não foram efetivados.

Fosse um veículo de comunicação sério e comprometido com o respeito e a verdade, ao questionar a instituição e receber a informação precisa e correta, teria optado pela verdade, e não maquiar os fatos.

Entendendo que na matéria tendenciosa publicada pelo referido site, cuja intenção foi, além de atacar o gestor de forma visivelmente dolosa e irresponsável, tentar atribuir a ele uma conduta criminosa, com intenção deliberada de ofender, propagar e desqualificar publicamente o prefeito Marcelo, a prefeitura ajuizará na Justiça nos próximos dias, responsabilizando cível e criminalmente os responsáveis.

Por fim, a Prefeitura de Limoeiro de Anadia tem o compromisso de não ferir a lei e cumprir rigorosamente o que reza as boas práticas da administração pública, a Lei de Responsabilidade Fiscal, a transparência e repudia o mau jornalismo, conhecido como “Imprensa Marrom”, que tanto envergonha a classe dos profissionais do jornalismo alagoano.

Limoeiro de Anadia, 23 de julho de 2018

Prefeitura Municipal de Limoeiro de Anadia