Agentes de Combate de Endemias concluem curso de qualificação

A Prefeitura de Limoeiro de Anadia, através da Secretaria Municipal de Saúde, concluiu nesta quarta-feira (31) o curso de qualificação voltado aos Agentes de Combate de Endemias do município.

O curso, com duração de seis meses, teve como objetivo qualificar esses profissionais do sistema público de saúde no sentido de realizarem ações compartilhadas com equipes de atenção primária à saúde. Ao todo foram contemplados 19 profissionais.

A qualificação é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Limoeiro de Anadia e a Escola Técnica de Saúde Professora Valéria hora (ETSAL).

Os eixos temáticos abordados durante o curso foram às endemias existentes no município (Arboviroses – dengue, zyka e chucungunya – peste, leishmanioses, esquistossomose e Chagas. Os Planos de Intervenção propostos pelos alunos foram o combate ao Aedes Aegipyt e o lixo.

De acordo com a secretária de Saúde de Limoeiro de Anadia, Alinne Mota, o curso foi de fundamental importância para aqueles profissionais, que exercem papel de grande relevância no contexto de mudanças das práticas de saúde da população.

“Esse curso representa a superação de uma classe, que tem conhecimento dos principais problemas vividos pela população em cada região, cujo trabalho é de fundamental importância para prevenir e controlar doenças e proporcionar mais qualidade de vida às pessoas”, frisou a secretária.