Agricultores familiares celebram a “Agrofest” 2019 em Limoeiro de Anadia

Está chegando o dia de comemorar aqueles que, na labuta diária da roça, levam comida para o prato de todo o mundo. A Agrofest 2019, festa voltada aos agricultores familiares de Limoeiro de Anadia, acontecerá no dia 9 de agosto, a partir das 9 horas, na Quadra Poliesportiva Mestre José Belo, e contará com uma série de exposições e serviços voltados aos produtores rurais, além de shows.

Para o prefeito Marcelo Rodrigues, o evento é uma oportunidade de fortalecer os laços entre agricultores, além de ser  fundamental para a troca de serviços e informações que otimizem a qualidade de vida e atividade dos agricultores. “É uma oportunidade de expor e compartilhar as tecnologias que auxiliam no dia a dia, na lida do campo, que podem baratear os custos e também diminuir a mão de obra do agricultor familiar”, explica.

“Teremos expositores de mudas, hortaliças, frutíferas; parceiros ofertando financiamentos, que são o Banco do Brasil e Banco do Nordeste. Vai ser um dia completo e importantíssimo em todos os campos para o agricultor. Sem contar que teremos sorteio de brindes com implementos, ferramentas que podem ser úteis na atividade deles. Além de um sorteio surpresa que estou preparando”.

Realizada anualmente pelo Município, a Agrofest apresenta este ano o tema ‘Minha Roça Meu Orgulho’ e evidencia a relação afetiva de agricultores e agricultoras familiares com sua terra, uma justa homenagem em uma cidade composta predominantemente por produtores rurais. “Eles geram renda, geram alimento e são responsáveis por 70% do que chega na nossa mesa. Nosso município é diferente dos demais que conheço, tendo em vista que 92% da população está na zona rural e tem vínculo direto com essa atividade”, relata

O secretário municipal de Agricultura, José Ferreira de Souza, reforça o evento como um agradecimento ao trabalho desempenhado pela categoria. “Nós, cidadãos de Limoeiro, que estamos perto do agricultor, constatamos como a roça é importante na vidad essas pessoas. Sentimos o prazer quando eles falam sobre a terra, sobre a chuva, sobre o plantar. A Agrofest é um agradecimento pelo Dia do Agricultor e pelo Agricultor, porque hoje digo com segurança que a vida só existe por conta do agricultor familiar”.

Evento

A Agrofest começa 9h com um café da manhã. A abertura oficial tem início às 10h, seguida do show do cantor Viola Explosão das Vaquejadas, às 11h. O almoço ocorrerá às 13h, finalizando com a banda Olha o Xote, programado para iniciar às 14h.

Além das atrações musicais, durante todo o dia, haverá sorteio de brindes, além de estandes com exposições de equipamentos agrícolas, produções da agricultura familiar e manipulados, presença das instituições financeiras Banco do Brasil e Banco do Nordeste. Haverá, ainda, estandes do Banco Comunitário e da Secretaria de Agricultura do Município.