Estudantes realizam campanha de doação de sangue e mobilizam a comunidade limoeirense

Salvar vidas. Esse foi o objetivo de uma ação realizada nesta terça-feira (22) na cidade de Limoeiro de Anadia. O projeto “Doe Sangue, Salve Vidas”, desenvolvido pelos alunos da Escola Municipal de Educação Básica Nossa Senhora da Conceição e com a orientação das Professoras de Ciências (Genilda, Maysa e Tamires) contou com a parceria do Hemoar e com apoio da Prefeitura, através do prefeito Marcelo Rodrigues.

Durante todo o dia a unidade móvel do Hemoar permaneceu estacionada no local, onde recebeu dezenas de doadores, entre estudantes, professores, servidores públicos e a população em geral.

Desenvolvido ao longo dos últimos três meses, o Projeto envolveu alunos dos 8º e 9º anos e das Etapas da EJA (Educação de Jovens e Adultos), mobilizando a população em um verdadeiro ato de amor, através de uma campanha de sensibilização, onde os alunos se tornaram multiplicadores do bem, trazendo familiares e amigos para realizarem as doações. Foram dezenas de voluntários que foram cadastrados e tornaram-se doadores de sangue e medula óssea.

Antes de realizarem a doação, cada voluntário passou por uma breve entrevista, além de testes rápidos a fim de garantir mais segurança aos pacientes que receberão o sangue.

Ainda foram realizadas palestras na escola com a equipe do Hemoar, que ressaltou a importância do estoque do banco de sangue de Arapiraca, que atende todo o Agreste alagoano, destacando a relevância dessa ação no salvamento de centenas de vidas em todo o estado.

“Ficamos muito felizes com o resultado, principalmente em saber que estamos formando nossos alunos para a vida e garantindo desde cedo que se tornem adultos responsáveis e comprometidos com o próximo”. frisou o diretor escolar José Faustino da Silva.

O PROJETO

O projeto nasceu através da experiência pessoal da professora Tamires Angélica Lopes, quando a mesma teve sua vida salva ao receber uma transfusão de sangue após o nascimento do seu último filho.

“Gratidão é a palavra que resume o que vivi. Tive minha vida salva por um estranho, toda vez que vejo meu filho sei que só estou junto a ele e a minha família, porque alguém fez uma doação de sangue que salvou minha vida, destacou a professora.

Abraçadas pelo Prefeito Marcelo Rodrigues, as ações realizadas durante todo o dia foram não só educativas como de preservação a vida. “Doar Sangue é um gesto nobre que pode salvar muitas vidas. E hoje Limoeiro de Anadia fez a sua parte em prol de muitas pessoas que estão precisando.” finalizou o prefeito.