Formação continuada de professores de Limoeiro é destaque durante Workshop Escola 10

O programa de formação continuada para professores de Limoeiro de Anadia foi apresentado no Workshop do Escola 10 como uma das ações de sucesso no município. O evento, proposto pela Secretaria Estadual de Educação e organizado pelas secretarias municipais, ocorreu no último dia 23, com o propósito de reunir experiências da rede de educação pública.
De acordo com a diretora de ensino e articuladora do programa, Cristiana Martins, o compartilhamento das ações ocorreram através de banners e de uma mesas redondas. “Escolhi o tema de formação de professores, através da formação continuada e fomos selecionadas. Socializamos as ações do Município realizadas através do programa”, relata.
A diretora de ensino apontou, ainda, que a formação continuada é realizada a partir do acompanhamento e monitoramento nas escolas, contando com uma equipe técnica pedagógica. “Partimos de indicadores e, através dos monitoramentos contínuos, comprovamos a prática da sala de aula. A equipe técnica pedagógica, que são os formadores, trabalham a formação e ministram os aulões”, explica.
Pactuado entre Estado e Municípios, o Programa Escola 10 tem o objetivo de desenvolver ações com objetivo de reerguer o ensino público, através da alfabetização em idade certa, redução de evasão escolar e, portanto, com o aumento do Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (IDEB).
Limoeiro de Anadia tem ultrapassado as metas do IDEB anualmente, de modo que, com base nos últimos dados de 2017, apontados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), a meta projetada para os anos iniciais nas escolas era de 4.3, e o Município alcançou a pontuação de 5.1 – meta que havia sido projetada para o ano de 2021. Já nos anos finais do ensino fundamental, a meta era de 4.4, e a rede municipal de Educação de Limoeiro atingiu os 4.6 -pontuação projetada para este ano.