Administração - Quarta-feira, 23 de Novembro de 2022

Sorria Limoeiro leva orientações sobre saúde bucal a cerca de 700 estudantes da rede municipal

Em alusão a semana de ação ao Dia do Dentista, a Prefeitura de Limoeiro de Anadia, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou o projeto Sorria Limoeiro, que desenvolveu diversas atividades preventivas e educativas sobre saúde bucal dentro das escolas da rede municipal.

O projeto que se encerrou no final da semana passada envolveu 16 profissionais da odontologia, entre dentistas e auxiliares de saúde bucal. 687 alunos de cinco escolas foram beneficiados com orientações relacionadas a hábitos como higiene bucal e alimentação saudável, pontos que devem fazer parte do cotidiano da escola desde a primeira infância.

Além de palestras foram realizadas ações práticas como: escovação supervisionada, aplicação tópica de flúor, avaliação e exame clínico bucal, distribuição de kit de higiene bucal, apresentação de Teatro de Fantoche, pintura, quebra-cabeça, boca de escovação, caixa surpresa, cinema e entrega de medalhas.

De acordo com o secretário de Saúde, Felipe Boró, a prevenção da saúde bucal é fundamental para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. “Temos trabalhado a questão da prevenção na saúde bucal para evitar a necessidade de tratamentos longos e até mesmo a extração dentária. Neste sentido é muito importante que a conscientização comece desde a escola. Por isso a Secretaria de Saúde, com o apoio da Prefeitura, tem se dedicado a projetos como o Sorria Limoeiro, que busca melhorar a qualidade de vida da população durante um longo tempo”, frisou o secretário.

Já a coordenadora de Saúde Bucal, Viviane Leão os bons hábitos bucais devem fazer parte da primeira infância. “O projeto Sorria Limoeiro visa o desenvolvimento de um trabalho preventivo e educativo em saúde bucal na escola por se tratar de um ambiente propício para essa prática. A educação em saúde e o incentivo à adoção de hábitos como higiene bucal e alimentação saudável devem fazer parte do cotidiano da escola desde a primeira infância”, frisou a coordenadora.