Administração - Quarta-feira, 19 de Outubro de 2022

Acordo técnico proporcionará melhoria genética na pecuária familiar de Limoeiro de Anadia

O prefeito de Limoeiro de Anadia, Marlan Ferreira, assinou um acordo de cooperação técnica junto a Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais do Brasil (Conafer), que culminará na execução do Programa Mais Pecuária Brasil no município agrestino.

O programa visa o melhoramento genético por meio da tecnologia de inseminação artificial para o desenvolvimento dos rebanhos bovinos de corte e leite dos agricultores familiares de Limoeiro de Anadia, proporcionando o crescimento socioeconômico, gerando impulsionamento no mercado agropecuarista, bem como a implementação de novas políticas públicas na região.

O acordo de cooperação entre a Prefeitura e Conafer vai proporcionar a inseminação e a melhoria genética de, aproximadamente, 2.400 cabeças do rebanho atual do município de Limoeiro de Anadia. O Serão beneficiados pequenos e médios produtores rurais, que agora podem multiplicar os rebanhos, de corte e de leite, com sêmens de touro provados da Alta Genetics, empresa líder mundial em inseminação artificial e parceira da Conafer.

Uma das vantagens dessa tecnologia é entregar aos pecuaristas familiares do município a biotecnologia do melhoramento genético, incluindo a prenhez do animal, e com total acompanhamento gestacional do processo. E mais: sem nenhum custo para os produtores rurais.

“Esse projeto vai beneficiar diretamente os pequenos e médios produtores do nosso município, visto que a reprodução é um dos fatores que mais afetam a produtividade e a lucratividade de um rebanho. Uma propriedade com bom desempenho reprodutivo consegue produzir mais, vender mais e gerar mais lucro”, frisou Marlan Ferreira.