Educação - Sábado, 09 de Setembro de 2023

Exemplo de superação, professora de História representa Limoeiro de Anadia durante Congresso em Portugal

Lidiane é um exemplo claro de que quando há esforço, dedicação e, acima de tudo, comprometimento com os estudos é possível romper fronteiras e ter o mundo aos pés.

A professora de História, Lidiane Metodio dos Santos, representou Limoeiro de Anadia e o Estado de Alagoas na 4° edição do Congresso Internacional da Associação de Brasilianistas na Europa, realizado em Lisboa/Portugal, onde apresentou uma dissertação sobre a Escola Municipal Benício Ferreira Reis e a educação de Limoeiro de Anadia.

Durante o Congresso, Lidiane apresentou sua dissertação, intitulada "Sila e Maria Bonita: duas biografias para ressignificação da história das mulheres no ensino de História". Esta que também originou uma História em Quadrinhos para utilização em sala de aula pelos alunos e professores, intitulada: "Matheus e Eloisa em: as aventuras no Sertão de Maria Bonita e Sila".

Filha de uma família simples, do povoado Olho D'água da Pedra, Lidiane estudou toda sua infância e adolescência no Ensino Público e finalizou o Ensino Médio em Limoeiro de Anadia. Ao concluir o ensino médio matriculou-se no cursinho pré-vestibular gratuito, também ofertado pelo Município, onde ampliou seus conhecimentos e foi aprovada na Universidade Estadual de Alagoas (Uneal). Ao concluir o curso de História fez mestrado na Universidade Federal de Sergipe.

Na capital portuguesa, Lidiane agradeceu pela oportunidade que a vida lhe deu, como também ao apoio dado pela Prefeitura, através do prefeito Marlan Ferreira.

"Estou muito feliz e emocionada por estar aqui, do outro lado do oceano Atlântico representando o meu município e a minha cultura. Saí do povoado Olho D'água da Pedra, fui uma estudante do ensino público que passou na universidade pública, graças ao cursinho pré-vestibular criado pelo prefeito Marlan, que nesta viagem também contribuiu com as passagens e diárias. Isso muito me orgulha, pois estou abrindo as portas para outros estudantes limoeirenses que agora sabem que é possível romper fronteiras e ganhar o mundo".

A professora destacou ainda que em seu trabalho, a personagem Eloisa foi nomeada em homenagem à primeira-dama do município, Eloísa Ferreira, a quem ela tem uma grande gratidão, principalmente no momento em que ela ingressou na faculdade por ter custeado com algumas despesas, mas, principalmente, pelo apoio e incentivo dados.

Agradeço também à Secretaria Municipal de Educação, na pessoa do secretário Antônio Martins, da secretária adjunta Jeane Guilherme à diretora Jivanilda (Dida) e a todos que fazem a secretaria.