Prefeitura de Limoeiro estuda regulamentação de Sistema Municipal de Transporte Público

Atenta à preocupação dos limoeirenses em relação aos valores da passagem, a Prefeitura de Limoeiro de Anadia estuda alternativas para baratear o transporte público na cidade. Entre as medidas analisadas, está a regulamentação do Sistema Municipal de Transporte Público.

A decisão foi impulsionada após intenção da Agência Reguladora em aumentar o valor da passagem dos ônibus e vans intermunicipais. A medida foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) no dia 6 de agosto, já passando a valer a partir do dia 17 deste mês.  O fim do seccionamento foi a maior queixa relatada pelos usuários.

Ao tomar conhecimento sobre a resolução, a Prefeitura convidou a população para debater o assunto, de modo a conduzir as demandas à Arsal durante reunião que ocorreu nesta segunda-feira, 12. Durante a audiência pública ‘emergencial’, a comunidade reclamou da tabelação dos preços, que colocam o mesmo valor tarifário para itinerários bastante distintos. Assim, por exemplo, a distância do Distrito de Pé Leve até o centro de Limoeiro, ou Limoeiro a Genipapo, passa a custar R$ 5,75, mesmo valor da viagem de Limoeiro para Arapiraca. Com o reajuste, a partir do dia 17 as tarifas chegarão a R$ 6,15.

Após ouvir e registrar as reivindicações, o prefeito Marcelo Rodrigues apontou os próximos passos na tentativa de solucionar o impasse. A despeito de algumas publicações em redes sociais, durante reunião oficial junto à Arsal, o órgão não manifestou qualquer disposição em retomar ao preço anterior, sendo evasivo quanto à política tarifária.

Sistema de Transporte Público de Limoeiro

As reivindicações ouvidas ensejaram à gestão a necessidade de estudar uma possibilidade de baratear ainda mais os custos de transporte para quem transita no município, seja no centro ou nos povoados.

“Embora seja urgente solucionar esta questão da tarifa intermunicipal, nós analisamos que a única alternativa para que os limoeirenses paguem um valor justo pela passagem dentro do município é organizando um sistema próprio de transporte público. Essa regulamentação vai atender um grande anseio da população e também vai abrir o espectro de concorrência, através de concessão ou licença de empresas do setor, o que permite um barateamento ainda maior das passagens”, anuncia o prefeito.

“Nós estamos estudando a organização desse projeto para submeter à Câmara dos Vereadores, que também esteve presente na audiência e constatou a preocupação da população em relação aos custos das passagem e a uma série de outros problemas de locomoção e acesso ao transporte, cujo Sistema deve vir a solucionar”, afirma.

O projeto tem sido estudado por esquipes técnicas da Prefeitura, mas já possui como critério o atendimento a toda a população de Limoeiro com serviço adequado, além de uma organização que o integre com transporte intermunicipal, estadual, regional ou federal, e outros meios disponíveis.