Programa Melhor em Casa é lançado em Limoeiro de Anadia

Na manhã desta quinta-feira (13) profissionais que fazem parte da rede de atenção básica do município de Limoeiro de Anadia, incluindo o NASF, CAPS, Unidade Mista e Assistência Social participaram de uma reunião onde foi lançado oficialmente no município o Programa Melhor em Casa, um serviço realizado através da parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e o Governo Federal.

A apresentação do programa, assim como os critérios para admissão, permanência e alta do paciente, ocorreu no auditório da Promotoria Municipal e foi conduzida pelas coordenadoras estadual e municipal do Melhor em Casa, Aline Mota e Fabiana Oliveira, respectivamente, além da assistente técnica Mônica Lins.

O programa Melhor em Casa é indicado para pessoas que apresentam dificuldades temporárias ou definitivas de sair do espaço da casa para chegar até uma unidade de saúde, ou ainda para pessoas que estejam em situações nas quais a atenção domiciliar é a mais indicada para o seu tratamento.

A atenção domiciliar visa proporcionar ao paciente um cuidado mais próximo da rotina da família, evitando hospitalizações desnecessárias e diminuindo o risco de infecções, além de estar no aconchego do lar.

De acordo com a coordenadora do Melhor em Casa em Limoeiro de Anadia, Fabiana Oliveira, o programa tem a finalidade da desospitalização. “Profissionais se deslocarão até a residência do paciente, para fazer a avaliação, identificar se ele está enquadrado nos critérios para a admissão ao programa e a partir daí ficará aos cuidados do programa Melhor em Casa, porém sabendo que é um paciente da atenção básica”, frisou.

Em Limoeiro de Anadia o programa funcionará todos os dias em regime de escala, inclusive finais de semana e feriados. O programa também poderá conduzir o paciente até a unidade hospitalar quando houver necessidade.