Reunião discute elaboração de protocolo para tratamento de feridas em Limoeiro de Anadia

0
372
Visualizações

Na manhã desta sexta-feira (10) foi realizada, em Limoeiro de Anadia, uma reunião para definir a elaboração do protocolo de atendimento a feridas no município. Participaram da reunião enfermeiros, técnicos da atenção básica, Unidade Mista, secretaria de Saúde e equipe do Programa Melhor em Casa.

O objetivo do encontro foi definir a padronização de um protocolo clínico e de atendimento que auxilie aos profissionais no dia-a-dia e aumente a resolutividade da assistência prestada.

Atualmente, o Município de Limoeiro de Anadia conta com dois especialistas na área, os enfermeiros Gilberto Vital e Caio Amorim, que estão apoiando a elaboração desse documento.

De acordo com o secretário de Saúde, Diorgenes Costa, a padronização nesse tipo de tratamento deverá impactar diretamente na qualidade de vida da população e na redução de custos ao município.

“Ferida precisa ser tratada e curada. Estudos revelam que cada paciente crônico gera altos custos ao município, além do sofrimento e constrangimento vivido por essas pessoas”, frisou o secretário.

A rede de serviços da saúde em Limoeiro de Anadia atende pacientes com feridas, cuja etiologias são várias: hanseníase, diabetes, problemas de circulação, entre outros.

Um dos objetivos da reunião foi discutir a necessidade de uniformizar e padronizar os cuidados com esses pacientes, levando para a atenção básica o que há de mais novo e atual em técnicas de tratamento.

O protocolo de atendimento deve ser concluído nos próximos dias e já deverá ser colocado em prática a partir de junho.