Qualidade de Vida: Cadeiras de rodas e de banho serão entregues para limoeirenses sexta-feira, 19

Priorizando a saúde e o bem estar de dezenas de limoeirenses e suas condições de mobilidade, a Prefeitura de Limoeiro de Anadia, através da Secretaria Municipal de Saúde, entrega 33 cadeiras de roda e 19 cadeiras de banho. A solenidade acontece às 9h desta sexta-feira, 19 de julho, na Praça de Eventos, situada em frente à Igreja Nossa Senhora da Conceição, no centro da cidade.
A ação, conveniada junto à Associação Pestalozzi Arapiraca, tem como objetivo beneficiar usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com o fisioterapeuta do Núcleo de Apoio à Saúde da Família, Ranier José de Almeida, os equipamentos trazem mudança significativa na vida dos usuários.
“É de fundamental importância para a qualidade de vida do paciente, uma vez que ele ganha independência, consegue sair de casa, cumprir afazeres domésticos, além da dignidade de estar com equipamento adequado”, relata. “Antigamente as pessoas usavam equipamentos improvisados, feitos por ferrageiro, que acabavam prejudicando saúde, proporcionando má postura e acarretando outros problemas. Já as cadeiras que receberão são personalizadas, fabricadas com a medida do paciente e de alta qualidade. São feitas de alumínio, com bons estofados”, assegura. Além disso, segundo o fisioterapeuta, pelo menos três delas são motorizadas.
Ranier Almeida esclarece ainda que, para receber uma cadeira de rodas ou de banho, é preciso cumprir alguns requisitos, como possuir um Cadastro Internacional de Doenças (CID) compatível com a listagem que consta na portaria do Ministério da Saúde em que possibilita o direito às cadeiras. Além disso, é preciso que o paciente já tenha utilizado por, pelo menos, dois anos a cadeira anterior. “O SUS fornece uma cadeira a cada dois anos. Em alguns casos, vimos que a família solicitou a cadeira, e quando chegamos ao domicílio constatamos que a pessoa já tinha uma cadeira com menos de um ano de uso, nova”. atenta.
O protocolo para solicitar as cadeiras também foi facilitado. ” Basta procurar o posto de saúde da localidade, informando a necessidade e solicitando visita domiciliar do profissional da saúde. Após ser informado ao Programa Saúde da Família (PSF), um fisioterapeuta da Nasf ou do Programa Melhor em Casa já visita o paciente em domicílio, onde recolhe as medidas e a documentação”, esclarece.
São solicitados os seguintes documentos: três cópias de RG e de CPF, cartão do SUS e comprovante de residência do paciente, além de duas cópias do RG e CPF do acompanhante responsável pelo usuário. A média para entrega da cadeira é de até 6 meses.
Até o momento, há cerca de 100 usuários do SUS com condições específicas de saúde que limitam sua mobilidade, em Limoeiro de Anadia. Todos são acompanhados pelos programas Saúde da Família, Melhor em Casa, e pelo NASF. Além disso, os pacientes que possuem dificuldade de locomoção e que precisam de tratamento com fisioterapia também têm acesso à assistência nos dois centros de reabitação recém inaugurados no centro de Limoeiro de Anadia, e no Distrito de Pé Leve.