Cultura - Quinta-feira, 14 de Setembro de 2023

Marlan Ferreira celebra os 141 anos de emancipação política entregando obras à população limoeirense

O aniversário do município foi comemorado em grande estilo.

Nesta quarta-feira (31) o município de Limoeiro de Anadia esteve em festa, comemorando os 141 anos de emancipação política. Para celebrar a data festiva o prefeito Marlan Ferreira e sua equipe realizaram várias entregas à população, contribuindo para o desenvolvimento do município e para a qualidade de vida dos limoeirenses.

A vasta agenda de atividades foi iniciada com o hasteamento dos pavilhões. Ao lado do vice-prefeito Felipe Boró, do presidente do Legislativo Municipal, vereador Marcondes, e do secretário Geral, Max Ferreira o prefeito conduziu o ato cívico em frente a sede do Executivo Municipal. Na sequência, o gestor e sua comitiva, formada por vereadores, secretários municipais, familiares e a população em geral se dirigiram até a Igreja Matriz, onde acompanharam a Missa em Ação de Graças celebrada pelo padre Cícero Batista.

Em um bom aniversário não deve faltar bolo. E dessa forma os limoeirenses tiveram a oportunidade de degustar um grande bolo, preparado especialmente em homenagem aos 141 anos do município. O tradicional corte foi conduzido pelo prefeito Marlan Ferreira e pela primeira-dama e secretária municipal da Mulher, Eloísa Ferreira.

Em seu discurso o vice-prefeito e secretário municipal de Saúde, Felipe Boró, enalteceu os avanços e a nova cultura implantada pela gestão Marlan Ferreira no município. "Limoeiro teve duas emancipações em sua história. A primeira há 141 anos atrás e a segunda no dia 1° de janeiro de 2009, quando Marlan assumiu a prefeitura pela primeira vez e implantou no município a cultura da liberdade de expressão, democracia e qualidade de vida, deixando o medo e as incertezas para trás". Aqui o povo tem o direito de sugerir, elogiar ou criticar a gestão sem medo de represálias. Essa é a nossa maior conquista!", disse.

Na sequência, a comitiva dirigiu-se ao gabinete do prefeito, onde foi realizado o lançamento do livro "Quilombo de Limoeiro: das dores à festa, das lutas ao triunfo", de autoria do professor, pesquisador e historiador Gilberto Barbosa Filho.

O secretário de Educação, Antônio Martins, falou sobre a importância daquele momento. "Todos aqui têm a ganhar com o lançamento dessa obra, principalmente a comunidade estudantil, que terá a oportunidade de resgatar a história do nosso município, em especial da nossa cultura", frisou.

Registro do tradicional Corte do Bolo

INAUGURAÇÕES

Em seguida o prefeito Marlan e sua equipe entregaram aos limoeirenses o novo Mercado Público Municipal, que está mais amplo, moderno e repaginado para oferecer mais conforto e comodidade aos clientes e pessoas que comercializam peixe e carne no local. Aos 86 anos de idade, o homenageado que passou 40 anos de sua vida trabalhando no local, esteve presente e emocionou a todos os presentes, com sua história de dedicação e amor ao trabalho.

Duas novas ambulâncias e uma motocicleta zero quilômetro também foram entregues para atuarem a serviço da Saúde. Uma das ambulâncias ficará à disposição da comunidade Camadanta, onde o prefeito Marlan, acompanhado do superintendente da Codevasf em Alagoas, Joãozinho Pereira, vereadores e secretários municipais estiveram para inaugurar a pavimentação em paralelepípedo da Rua José Amaro dos Santos, tornando realidade um sonho antigo daquela comunidade.

Em seu discurso, o superintendente da Codevasf, Joãozinho Pereira, enalteceu a importância da parceria com a gestão. "Nós que fazemos a Codevasf, assim como o presidente da Câmara, Arthur Lira, estamos de braços abertos para continuar trazendo investimentos para o município de Limoeiro", frisou.

Na sequência toda a comitiva dirigiu-se ao povoado Bom Sucesso, onde foi inaugurada a Unidade Básica de Saúde José Antônio dos Santos. E pra finalizar foi entregue a ampliação e modernização da Escola Municipal de Educação Básica João de Deus, no povoado Miracema, zona rural do município.

Marlan Ferreira finalizou as entregas fazendo um balanço do seu trabalho e anunciando novas obras para os próximos meses. "Hoje é um dia especial, onde entregamos obras em diversas áreas. Já iniciamos a reforma e ampliação de outras dez unidades escolares e, em breve, estaremos dando a ordem de serviço para a pavimentação em onze povoados da zona rural. Fui eleito para trabalhar para todos e é isso que me motiva a ser prefeito deste município", finalizou Marlan.